Mimese

11.11.2023 - 18.11.2023

Individual

Soda - São Paulo, Brasil



O projeto reúne performances ao vivo, esculturas, fotografias e vídeos, todos convergindo em torno do tema central da redefinição dos limites entre sujeito e objeto, convidando os espectadores a envolverem-se ativamente com os efeitos do mimetismo.

Peças de madeira desenhadas com base na anatomia humana e animal, aliadas às geometrias dos utensílios do cotidiano, tornam-se canais para explorar as ligações entre o corpo humano e os objetos inanimados. A exploração deliberada da distância entre os dois, leva os espectadores a questionar as suas percepções, desafiando-os a investigar as distorções causadas pelo mimetismo e suscitando a contemplação da fluidez da identidade na interação entre as formas desenhadas.

Parte integrante da exposição são performances ao vivo, contando com a presença da artista para ativar as peças de madeira. Estas performances desdobram-se ao longo do período da exposição, oferecendo uma camada dinâmica às obras estáticas. Uma coreografia de manipulação, inspirada nos movimentos necessários para alcançar e girar as peças de diferentes maneiras, cria um diálogo entre a artista, as esculturas e o espaço.

As fotografias e vídeos partem da documentação visual das ações, captando momentos em que o corpo e o objeto se envolvem em uma coreografia improvisada de movimentos possíveis. Através dos mecanismos de rotação, as peças de madeira ampliam os limites do corpo, estabelecendo uma relação simbiótica entre a forma humana e os objetos trabalhados.

A exposição conta tambem com objetos interativos, projetados para serem manipulados pelos visitantes, que aprimoram a experiência imersiva, permitindo que os indivíduos se tornem parte integrante do discurso artístico, confundindo os limites entre observador e participante, sujeito e objeto.

Inspirado nas grandes referências da arte concreta brasileira, como Ligia Clark e seus icônicos “Bichos”, além de designs de móveis modernistas, “Mimese” homenageia essas influências ao mesmo tempo em que forja uma narrativa que passa por diferentes mídias.
A estrutura modular dos objetos, não só apresenta uma variedade de configurações, mas também abre possibilidades de implantação em diversos contextos e escalas.